Maria Inez Siqueira

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

PROGRAMADOS PARA TER FÉ


Somos programados, nada do que vemos é o que nos parece, e nem o que pensamos é nosso.

As emoções que sentimos estão diretamente ligadas a nossa constituição física, a saúde ou não, de nossos cérebros e de nosso corpo, e principalmente a interação de nossos neurônios e hormônios. Não somos nós que determinamos nos emocionar com uma linda paisagem ou com o sorriso de alguém, mas a máquina que é o nosso cérebro quem determina isso. Falta ou excesso de certas vitaminas nos causam crises de ira ou outros problemas os quais pensamos ser uma escolha nossa.
Passei minha infância toda me achando e sendo tachada de preguiçosa quando na verdade o que acontecia era um defeito no fígado que causa enorme fadiga. Eu não era preguiçosa como pensava, mas me lembro de que ia até os limites de aguentar o trabalho, me esforçava, me superava, ou não, ou ficava irritada e mau humorada, mas havia a luta dentro de mim por conta de corresponder com o que esperavam.
Esse defeito de constituição física era um teste para ver como o conjunto todo reagiria?
Não me lembro quem foi o pensador que disse certa vez... "Bem de perto somos todos loucos". Pois é, somos o resultado da formação da nossa mente.
Adquirimos uma doença fatal, isso acontece exatamente para que seja verificada a nossa reação, e principalmente a reação dos que estão a nossa volta.
Quando eu vejo uma pessoa sofrer, como reajo? Saio da minha zona de conforto para dar mais conforto e bem estar a ela, ou sofremos calado acreditando que não podemos fazer nada?
Na verdade não há mérito e nem castigos, apenas resultados.
 Somos um intrincado de neurônios que determinam como vamos sentir e ser. Agora a ciência descobre que nascemos para ter fé em deus, os mesmos neurônios que usamos para criar empatia com as outras pessoas, usamos para ter fé em deus, ou seja a fé na verdade nasce com a gente, somos programados para ter fé. Se não tivéssemos fé em deus, nós não seríamos empáticos ao contrário, ninguém se importaria com ninguém seríamos segundo os cientistas, um bando de psicopatas e não conseguiríamos construir sociedade alguma.
Fomos criados para proteger a máquina que somos, por isso temos o medo e o sentimento de auto preservação, precisamos defender a nossa e vida dos outros também, fomos programados para isso. Assassinos são seres que estão em pane, algo deu errado, mas servem para verificar a reação dos que estão envolvidos nessa dor emocional e até física, como as pessoas reagirão?
As nossas leis, nossos julgamentos dizem muito de como estamos reagindo a toda essa parafernália que é o nosso composto químico.
Portanto não se iluda, você não é você, é o resultado de como foi criado.
Largue de ser arrogante, preste atenção, mas não há nada que possa fazer a não ser continuar sentindo tudo o que sente e reagindo de acordo com sua máquina viva. Ah! Você pode mudar sim, claro, mas não se iluda, a mudança vem do esforço de usar ou não seus neurônios e modificar os hormônios que te comandam. Você tem vários recursos para mudar desde a alimentação até a informação e a cultura, mas não se iluda ainda você é uma geringonça formada e comandada a partir de teu cérebro.
Lamentável que a maioria não se importa em saber como é dentro de seu próprio corpo, dedicam-se a aparência, o que também faz parte da programação, e vem da necessidade de conquista e procriação, ainda que inconscientemente. Uma vez um ex marido colocou a mão na região onde fica a bexiga e me disse que estava com dor de estômago. É mais ou menos por aí, eu também sei muito pouco como é dentro dessa máquina que amorosamente eu chamo de corpo humano.
Nossos neurônios nos comandam, somos programados por eles.
Uma criança agredida e chorando acontece para testar as reações a sua volta. Como você reage? Se indigna? Agride o agressor da criança? Ou segue adiante pois o caso não é com você? E a própria criança como reage além de chorar? O que ela irá fazer com a experiência pela qual está passando? Isso tudo muda  com o passar dos anos e com as reformulações do novos corpos que nascem. Um pequeno exemplo é que antigamente nascia-se de olhos fechados e corpo bem mole, era preciso enrolar a criança em um cueiro de maneira bem firme para segurá-la sem riscos, hoje já nascemos de olhos abertos e bem mais formados. Isso é a evolução da espécie.
Somos uma enquete? Criaturas criadas para testar a criação?
Somos ratos de laboratórios?
A boa notícia é que você não vai ser julgado, pois não é culpado de nada, você é fruto do que você é.
não será julgado, nem pelo fato de não se esforçar por melhorar, porque até para isso você depende de seus neurônios e tudo o mais. A boa notícia é que também você não sabe do que é capaz até testar, então teste-se o quanto puder, "melhore" o quanto tiver possibilidade, mas se de todo, não for capaz, pare de viver segundo o que esperam de você, seja você mesmo plenamente, afinal você foi feito assim, foi programado assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voce pode também escrever para o email
blogdasenhorabruma@yahoo.com.br