Maria Inez Siqueira

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

NOVELAS INDUZEM OU REFLETEM?



NOVELAS... INDUZEM OU REFLETEM ?


 Eu sempre critiquei e questionei a péssima influência que as novelas trazem para a população, elas promovem(?) invejas, vinganças, traições e toda a sorte de mau caratismo, enfim, as novelas dão exemplos de maldades, crueldades, estimulam a vaidade e a vida superficial, por isso mesmo, elas são as vitrines que recebem as pedradas dos intelectuais de plantão.
A novela Avenida Brasil, que tinha como personagem a Carminha, interpretada pela a triz Adriana Esteves,  me recusei a assistir, tal o nível -ao meu entender- de baixarias e maus exemplos, ficava sabendo dela por meio das chamadas, dos comentários nas redes sociais, nas brincadeiras, críticas e elogios, e agora fico sabendo que já foi vendida para mais de 106 países, e dublada em quatorze línguas, ou o mundo todo é cruel, ou eu estou louca.
E ao meditar em tudo o que a história nos contas, somando com tudo o que temos visto de violência contra crianças, animais, e contra o próprio planeta, ao ver as reportagens que mostram que homens supostamente pais de família honestos, policiais são capazes de torturar meninos adolescentes, que têm às vezes até um terço do tamanho deles, que possuem corpinhos magrinhos, frágeis, mal alimentados, mal amados, assustados, que tentam através da ameaça e da violência, -que foram as lições maiores que receberam- esconder o terrível medo que eles têm da vida, serem espancados por homens muito maiores e mais fortes do que eles, torcerem seus bracinhos, chutar seus corpos ouvindo os gritos e os choros de medo e impotência e continuarem a espancar jogando todos os seus ódios e suas frustrações neles, impiedosamente. Ao saber que isso não acontece esporadicamente, mas é uma constante na vida de centenas ou milhares de crianças, não só aqui no Brasil mas em vários lugares do mundo, enquanto a gente dorme, trabalha, passeia e se diverte confortavelmente alheios a tudo isso. Comecei a comparar as histórias das novelas com a crueldade que acontece no dia a dia ao nosso lado, acho que poucas pessoas entendem a corrupção como uma atitude covarde e cruel, que é o que ela é, pois quando um governante corrupto embolsa dinheiro que deveria ser destinado ao povo, é como se fosse pelas próprias mãos dele que os bandidos são armados, e as dores gemidas nos hospitais sem condições de causar alívio são causadas.
Isso é crueldade, roubar o povo é de uma crueldade sem par, roubar igualmente os sonhos e a vida, porque tem pessoas demais que sobrevivem ao invés de viver, e isso por causa de gente cruel. Pensei tudo isso que vemos e sabemos e também em muito mais coisas que tornariam esse texto extensivo demais, e aí pensei em como podemos ter a hipocrisia de dizer que as novelas são maus exemplos? Claro que elas não são nem de longe arte cultural, no sentido de enlevar a alma e fazer com que nos sintamos melhores, não são mesmo, mas, são o mais puro retrato da alma humana.
Muitos de nós se acha "bonzinho" e se coloca à parte disso tudo, mas são pessoas "boazinhas" com vidas "normais" que praticam calúnias, difamação, e vivem simples e unicamente para si mesmos.
Quando comecei a escrever esse artigo, não era disso que eu ia falar, mas de repente lembrei-me da cena que vi ontem nos jornais, me fez pensar que isso faz parte desse texto sim.
Se eu tenho a resposta de como resolver isso tudo?
Claro que não. Mas aprendi a entender as novelas de uma outra forma, uma forma menos hipócrita, mais honesta. Não são as novelas que tornam as pessoas piores, as novelas apenas expõem o que há dentro da maioria, por isso gostamos tanto de assisti-las, nos espelhamos nelas, nos refletimos nas maldades que elas retratam, se isso não encontrasse eco em nós, não haveria interesse em assisti-las.
Eu sei que você pode estar pensando que estou sendo muito pessimista, que existem pessoas muito boas nesse mundo, e eu lhe digo sim, existem pessoas muito boas nesse mundo, e não, eu não estou sendo pessimista, estou apenas juntando as informações do que acontece nos bastidores de nossas vidas tão politicamente corretas, estou citando coisas reais que vemos nos noticiários e que vivemos e sentimos na vida real, e olha que nem falei do que são capazes os traficantes de drogas, de pessoas, nem falei deles, mas eles não são seres à parte, eles são humanos, são gente, possuem casa, família, sentem dores de cabeça, fazem câncer, têm mães, não são monstros que baixaram em uma nave espacial e invadiram a Terra não.
Poderíamos pleitear novelas que só falasse de pessoas boas, de coisas bonitas, de gente sincera, mas aí estaríamos criando um mundo paralelo e fantasioso, nem seria um mundo de contos de fadas, porque eles são histórias recheadas de crueldades, eles também espelham a dura realidade de sermos os humanos que somos. Somos pessoas humanas cheias de falhas, mas procurando acertar, não tenho dúvida disso, acredito que todos nós queremos ser pessoas melhores, mas enquanto isso vamos assistindo as novelas ao final de cada dia vivido por nós, para nos sentirmos inseridos e perdoados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voce pode também escrever para o email
blogdasenhorabruma@yahoo.com.br