Maria Inez Siqueira

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

CRIANÇAS SEMENTES.

SEMENTES DO AMANHÃ
Crianças são sementes que germinam e se tornam as mulheres e os homens que comandarão o mundo, isso é um fato, mas é tão óbvio como o ar que respiramos, e por isso corremos o risco de não lhes dar a atenção devida. 
Verdade é que nenhum esforço no sentido de curar a humanidade, e salvar o mundo, resultará frutífero se não soubermos cuidar de nossas crianças, nossas sementes.
Criar crianças é tão fácil quanto difícil, depende da evolução mental de quem empreende essa missão. 
Criança não é um ser inferior por ser frágil fisicamente, por ser pequena, e por estar aprendendo as regras que criamos para sobreviver, tais como as da linguagem, a história do mundo até aqui, as regras monetárias etc. Elas estão aprendendo o que já nos ensinaram, e também o que já investigamos além de lhes imputamos a nossa opinião pessoal sobre a vida e o viver. 
Somado isso ao desenvolvimento natural de seu corpo e cérebro, -uma vez que a pessoa humana, é um animal que não nasce pronto para viver sozinho e depende de ajuda- temos a tendência maluca -não posso enxergar de outro modo- de acreditar que elas são inferiores e pior do que isso, acreditamos que elas nos pertencem, afinal, nós as sustentamos, ajudamos, e temos responsabilidades sobre elas, portanto achamos justos que sejam nossas, tal assim como nosso guarda-chuvas, ou nosso animalzinho de estimação adotado.
Como estamos enganados, meus senhores e minhas senhoras! Como estamos enganados!
Crianças são pessoas que mesmo na tenra infância pensam e concluem, que anseiam, esperam tal assim como nós, e se você não sabe, pasme, crianças podem muitas vezes enxergar a solução de problemas que a nossa maturidade não consegue, elas não são coisas, elas são pessoas, por isso há que serem respeitadas.
Quando uma criança fala, precisa ser ouvida assim como nós queremos ser ouvidos, nós gostamos que olhem para nós, que nos ouçam, nos enxerguem, e mais do que isso, que levem em consideração o que falamos, e assim devemos agir com as crianças.
Gostamos que sejam sinceros conosco, mas raramente somos sinceros com as crianças acreditando que elas não irão entender e que depois vai esquecer. Se você pensa assim acredite que sua evolução mental ainda está muito lá trás, falta desenvolvimento em sua inteligência. 
A criança não esquece e só pergunta o que está pronta para saber, não lhe venha com o pouco caso de mentir. Mesmo que a pergunta seja, se a injeção irá doer -sim, a injeção vai doer, mas passa- assim você estará sendo sincero e ao mesmo tempo dando-lhe material para suas próprias conclusões e escolhas emocionais. Tem criança que não chora quando toma injeção, tem outras que se esgoelam, deixe que ela decida sobre sua forma de lidar com a dor.
A sinceridade sempre é o melhor caminho até porque, é o que ela merece, apenas não precisa se aprofundar no assunto, espere a hora em que ela quiser saber mais, ela perguntará.
Crianças criadas com respeito, amor, alimentação adequada, higiene, educação, e principalmente bons exemplos se tornarão pessoas que não irão maltratar os animais, não serão agressivas, não serão corruptas. Crianças bem criadas desabrocharão feito lírios brancos, sob a luz dourada do Sol.
Isso é difícil? Talvez seja porque as pessoas que estão no mundo agora, não foram criadas dessa forma, a maioria de nós foi criada sob o julgo do chinelo, da cinta, da vara, eu fui criada para ser boa mãe, e ser boa mãe era dar palmadas nos filhos para os educar bem, era assim que se acreditava, mas se isso fosse verdade, o mundo de hoje seria perfeito, porque quanto mais para retrocedemos no tempo, mais  educação a base de  espancamentos, e pouco caso com as crianças iremos encontrar. E mesmo quem não foi criado a base de agressividade para se fazer obedecer, foi criado para competir, para "vencer", mesmo às custas de mentiras, as crianças que são os adultos de hoje assistiram pais e educadores mentirem, enganarem, agredirem, e é assim que eles percebem a vida, podem até saber que estão errados mas continuam repetindo os erros dos pais, porque não criamos crianças com discursos, mas sim com exemplos.

Portanto os chamados "gatos" para pagar menos pela energia elétrica, e os tais de "chupa cabra" para abrir os canais pagos sem pagá-los, ou mesmo mandar a criança dizer ao telefone ou a porta, que não está em casa, quando você está, são alguns dos exemplos que pessoas de "bem" costumam deixar como exemplos para os filhos enquanto exigem que eles não lhes mintam e que sejam pessoas de bem, e de valor.
Há ainda as pessoas que desrespeitam suas crianças exibindo-as como prova de sua superioridade, masculinidade, e poder, os filhos caladinhos, que estão sempre limpinhos, educadinhos, como bonecos autômatos. Não tem coisa mais nojenta do que criar um filho como troféu.
Isso sem falar das crianças que são largadas, famintas, miseráveis, vítimas de uma sociedade comandada por conceitos religiosos cruéis de direito a vida, contrários ao controle da natalidade, como se vida fosse ter um coração pulsando e um pulmão cheio de ar. 


Uma coisa é certa, e isso não se pode negar, as crianças de hoje serão os adultos de amanhã, e serão eles quem comandarão o mundo, sim, eles serão o mundo, e se você quer ser bem tratado, respeitado e cuidado em sua velhice, cuide com respeito, amor e carinho das crianças de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voce pode também escrever para o email
blogdasenhorabruma@yahoo.com.br